Avaliação

"Não vivemos pela quantidade imediata dos acertos, mas pela capacidade de entendermos aonde estamos errando, transformando as falhas em ajustes consistentes, feitos no tempo adequado para a manutenção das direções, métodos e pessoas" (Sergio Dal Sasso)

Avaliar o trabalho desenvolvido pela Casa da Paz tem sido uma constante em nossa prática.

Entendemos que um trabalho eficaz acontece mediante a avaliação e flexibilidade de fazer mudanças tanto estruturais como rotineiras.

Perguntamo-nos constantemente qual o impacto a curto, médio e longo prazo que o trabalho da Casa da Paz produz na vida das crianças, adolescentes e famílias que participam direta ou indiretamente do programa. O objetivo do trabalho é provocar mudanças através da educação, entendemos que a avaliação é  ferramenta preciosa no alcançar desse objetivo, pois nos indica se o caminho escolhido é o mais adequado.

Mensalmente temos dois dias de capacitação com os educadores onde discutimos as diversas avaliações ocorridas durante o mês, reciclamos e aprofundamos assuntos tanto teóricos como práticos do desenvolvimento das atividades e do alcançar dos objetivos propostos.
As crianças, adolescentes e suas famílias avaliam o trabalho dando opiniões e sugestões  através de questionários e rodas de conversa.

Nossa diretoria se reúne mensalmente para avaliar e direcionar o trabalho, como também tem encontros  específicos de  avaliação e planejamento a curto, médio e longo prazo.

A prática da avaliação nos ajuda a desenvolver as virtudes da humildade e paciência.